Tuesday, November 21, 2006



Lied Vom Kindsein


Als das Kind Kind war,
war es die Zeit der folgenden Fragen:
Warum bin ich ich und warum nicht du?
Warum bin ich hier und warum nicht dort?
Wann begann die Zeit und wo endet der Raum?
Ist das Leben unter der Sonne nicht bloß ein Traum?
Ist was ich sehe und höre und rieche
nicht bloß der Schein einer Welt vor der Welt?
Gibt es tatsächlich das Böse und Leute,
die wirklich die Bösen sind?
Wie kann es sein, daß ich, der ich bin,
bevor ich wurde, nicht war,
und daß einmal ich, der ich bin,
nicht mehr der ich bin, sein werde?



Quando a criança era criança,
Chegou o tempo das seguintes perguntas:
Porque sou eu e não tu?
Porque estou aqui e não ali?
Quando começou o tempo e onde termina o espaço?
A vida debaixo do sol não é mais que um sonho?
Isto que oiço, que vejo e que cheiro
Não é uma mera aparência de um mundo antes do mundo?
O mal existe mesmo, e pessoas
Que são verdadeiramente más?
Como pode ser, que eu, que estou aqui,
Antes de ter sido, não era
E uma vez que eu sou
Não mais o poderei ser?

5 comments:

Olga said...

Essas imagens são de um filme "Asas de Desejo" baseado num livro de Peter Handke. Lembro-me de ver esse filme há uns anitos! É um pco parecido com a "Cidade dos Anjos" (se a memória não me falha, pois vejo tantos filmes que às vezes troco-os!!!).

happy prince said...

A cidade dos anjos copiou este filme de Wim Wenders, mas na minha opinião, o original ( der Himmel über Berlin) é muito melhor!!!!

.c said...

Acho que se todas estas questões tivessem resposta surgiriam logo depois o dobro das dúvidas.
Fiquemos então apenas com estas, que já chegam para nos inquietar.

.c said...

"Quando a criança era criança
atirou um pau a uma árvore
como se fosse uma lança
e essa lança ainda oscila na árvore agora.

(Tradução gentilmente furtada a Pedro Mexia)

happy prince said...

Als das Kind Kind war,
warf es einen Stock als Lanze gegen den Baum,
und sie zittert da heute noch.